O que faz um gestor de tráfego?

O gestor de tráfego é o profissional responsável por desenvolver, acompanhar, analisar e otimizar as campanhas de tráfego em diferentes canais.

Para isso, ele precisa ter um conhecimento multidisciplinar de analítica, marketing digital e estar atualizado com as tendências do mercado. Veja algumas funções que fazem parte da sua rotina:

  • Gerar estudos de palavra-chave e de públicos para planejamento e implementação de campanhas;
  • Desenvolver o planejamento, criação e otimização de campanhas de Mídia Paga;
  • Elaborar relatórios para metrificar os resultados;
  • Distribuir a verba entre os canais de Mídia Paga;
  • Gerenciar as campanhas de mídia e procurar oportunidades de melhoria;
  • Criar contas, perfis ou gerenciadores de campanhas para os clientes.

O tráfego pago oferece uma série de vantagens

Os tráfegos são como caminhos para os usuários chegarem até um canal digital. Os mais conhecidos são o pago e o orgânico, mas ainda existem outros. Veremos em detalhes os principais:

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é todo aquele gerado de forma natural, sem o pagamento de anúncios. Ele tem origem nos mecanismos de buscas, principalmente no Google. São aqueles resultados que aparecem nas primeiras posições sem a tag “anúncios”.

Esse tipo de tráfego tem mais valor a longo prazo para a autoridade de uma empresa. Vale aquele ditado: quem é visto, é lembrado! Por isso, já existe uma estratégia que visa melhorar a posição do site na página do Google.

O SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca) utiliza técnicas de otimização de conteúdo, linkagens assertivas, melhora da velocidade do site e outras que visam atrair o tráfego orgânico.

Tráfego pago

Já o tráfego pago acontece por meio de anúncios em redes sociais, sites, mecanismos de busca e como o próprio nome diz, sempre com algum custo para quem contrata.

Mas ele é um meio bastante eficaz e imediatista e pode ser um complemento ao tráfico orgânico, com um resultado a longo prazo.

O Google Ads, o Facebook Ads, Instagram Ads, Linkedin Ads, Youtube Ads e Taboola são alguns dos principais canais de tráfego pago.

Tráfego de e-mail marketing

É o tráfego que vem do clique de um e-mail que a sua empresa enviou. Geralmente, ele vem após o usuário se inscrever no site para receber algum conteúdo.

Este tipo de tráfego é considerado bastante valioso, pois o usuário que aceita receber e-mails está depositando um voto de confiança à marca.

A empresa deve aproveitar para investir nesse relacionamento como enviando bons conteúdos, descontos, frete grátis que irão reverter em aumento de clique na sua página e com grandes chances de conquistar um cliente.

Tráfego social

O tráfego social é uma forma de potencializar um negócio utilizando as redes sociais. Ele vem a partir de links em publicações, perfis, stories do Facebook, Instagram, LinkedIn, dentre outros.

As redes sociais são uma ótima maneira de se aproximar dos usuários de forma divertida e descontraída e aumentar a visibilidade da sua marca.

Tráfego direto

O tráfego direto é aquele que vem de um usuário que já conhece sua empresa e quer acessar o seu site, blog ou e-commerce. Podemos defini-lo o caminho ideal, que todo negócio sonha.

Não perca mais tempo e dinheiro com campanhas de tráfego pago que não funcionam. Deixe-nos cuidar da sua presença online e leve seu negócio ao próximo nível!

Compartilhar Artigo :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular Categories

Newsletter

Inscreva-se para receber dicas, notícias e ficar por dentro do que há de novo no Marketing Digital.